02 abr Cozinha estilo industrial: como fazer uma em sua casa? [+16 fotos]
O estilo industrial é uma tendência contemporânea que que cativa pessoas modernas e que gostam de praticidade. Apesar da sua origem remeter à década de 70, quando antigos galpões eram transformados em residências com uma pegada mais urbana (ou lofts), atualmente é possível adaptar esse tipo de decoração para casas e apartamentos em diversos cômodos, inclusive na cozinha.
Mesmo que a decoração industrial tenha características singulares, é possível associar outras tendências de decoração, como a rústica e vintage, e isso pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada morador.
Esse estilo tem um aspecto mais parecido com depósitos devido às paredes sem acabamento. Mas algumas pessoas optam por equilibrar a composição, e isso se faz utilizando somente móveis ou acessórios decorativos que remetam a essa tendência, que sejam dispostos no espaço de forma harmônica para que o projeto fique com a aparência envelhecida e mais pesada.
Uma das características que se destacam nesse tipo de decoração é a paleta de cores neutras (cinza, bege, branco e preto). Mas os tons quentes da madeira são muito utilizados, principalmente se forem com aspectos desgastados, com arranhões e nós. Veja na seleção abaixo mais propostas de ideias com fotos para cozinhas no estilo industrial.
Superfícies sem acabamento
A inspiração dessa tendência é totalmente voltada para os galpões com as paredes rústicas, tijolo, cimento ou concreto. Esses elementos são equilibrados com materiais mais leves como madeira em móveis e tecidos de cortinas, por exemplo.
Fios expostos, tubulações à mostra e vigas aparentes
A estética industrial ressalta ainda a exposição de tubulações, canos, vigas e fios, que conferem uma atmosfera moderna aos espaços. Mas é sempre bom harmonizar o peso dos metais e estruturas à vista com acessórios descontraídos e cores mais vibrantes.
Móveis metálicos e/ou de madeira
Para complementar a decoração industrial da sua cozinha, você pode optar por móveis que apresentam linhas retas, aparência desgastada, com detalhes metálicos ou em madeira.
Tons terrosos e cores neutras
As cores mais usadas são em tons neutros: branco, cinza ou preto. Mas a escolha de uma cor de destaque pode dar um maior destaque à cozinha. Ela pode estar em móveis, paredes ou objetos decorativos.