19 mar Como decorar a sua varanda [+24 fotos]
O conceito que se fazia antigamente de varanda era de um espaço que demarcava a transição do ambiente externo para o ambiente interno da casa. Mas com o passar dos anos, os espaços residenciais foram se tornando cada vez menores, por diversos motivos, como diminuição do número de integrantes em uma família e até mesmo para redução de gastos. Hoje é possível, em apenas uma visualização, enxergar um apartamento inteiro.
As varandas, portanto, fazem parte dessa redução numérica no espaço. Mas por outro lado, assumiram um papel importante na vida moderna. Atualmente elas são parte integrante de todos os edifícios residenciais construídos, especialmente como um ambiente social dos apartamentos.
Esse espaço se tornou uma área que pode desempenhar diversos papéis: uma área de convivência com amigos e familiares, um local apenas para relaxar e até mesmo a área de trabalho de algumas pessoas. Hoje a varanda pode ser considerada o quintal dos moradores de apartamentos. Esse é o local aberto e arejado da residência, por onde entram a luminosidade e ventilação. Pode ser considerado o refúgio da vida moderna.
Além das atribuições já mencionadas acima, a varanda também ganhou uma designação que atualmente é muito valorizada: varanda gourmet. Ela se tornou o espaço que além de acomodar confortavelmente as pessoas, também é o local para a prática culinária, dispondo de churrasqueira, pia e até fogão cooktop. Assim, preserva-se a prática brasileira de apreciação culinária ao ar livre (vulgo churrasco).
Sabendo das inúmeras funções da varanda, separamos algumas dicas para te inspirar a decorar a sua. Confira!
Decida qual a finalidade da varanda
Como já dissemos, a varanda pode desempenhar diversas funções: escritório, área gourmet ou descanso, por exemplo. Então antes de planejar a decoração, defina como quer usá-la.
Varanda integrada
Para ampliar a configuração original da sala, a varanda pode se tornar uma extensão. E isso vale tanto para varandas grandes como para as de tamanho reduzido. Assim a varanda pode inclusive ganhar uma nova função: a de sala de jantar.
Móveis adequados área externa
Mesmo que sua varanda esteja protegida da chuva por ser fechada com vidros, a ação do sol ou uma chuva inesperada pode danificar seu mobiliário se ele não for próprio para área externa. Por isso, quando for adquirir, certifique-se que são adequados para ambiente que sofre ações externas do ambiente.
Itens multifuncionais
Opte por ter nesse espaço itens que podem receber mais de uma função. Como pufes que servem como assento ou mesa para apoio, por exemplo.
Móveis articuláveis
Essa é uma excelente forma de economizar espaço: os móveis articulados. Enquanto não estiverem sendo usados, eles podem ficar dobrados, deixando o ambiente livre para circulação.
Isolamento com vidro
Para se prevenir de algum tipo de ruído externo ou até mesmo de uma grande quantidade de vento, existe a possibilidade de fechar a varanda com vidro. Essa é uma ideia interessante inclusive para quem optou pela integração da varanda com a sala.